Enquanto seres humanos na sociedade, a nossa presença no mundo acarreta responsabilidades. Várias responsabilidades e em vários níveis.
Somos responsáveis por tudo e por nada.
Somos responsáveis se votamos, se não votamos, se nos manifestamos e se nos calamos.

Temos sempre responsabilidade, SEMPRE!

Quando toca ao BDSM, a nossa responsabilidade não é retirada, nem diminuída.
Continuamos a ser responsáveis por nós mesmos, pelo próximo e pelxs nossxs parceirxs.

Enquanto pessoa, eu tenho responsabilidade de estar bem, de saúde e de mentalmente, para ser uma boa parceira para o meu companheiro. Se eu não estiver bem, a nossa relação não está a 100% e obviamente que se o meu parceiro não estiver bem, eu não vou estar bem, nem que seja estarei preocupada com o bem-estar dele.

Relação Ds
Mesmo numa relação Ds, se uma das partes não estiver bem, o todo não estará bem, será impossível. Uma relação Ds quer-se estável, sana e cuidada…
Se uma pessoa submissa não estiver bem, a pessoa Dominante como Dominante que é tem o dever de zelar pela sua pessoa submissa, guiá-la, orientá-la e zelar pela sua saúde e bem estar.
Se algo não está de acordo com a sua expectativa, não deverá a pessoa dominante guiar a pessoa submissa?
Não é da sua responsabilidade que tal esteja em conformidade?
E não interessa se a pessoa submissa tem ‘experiência’ porque cada relação é única!

Festas e Eventos
Enquanto organizadora, eu sei que tenho uma responsabilidade acrescida…
Cabe a mim, zelar pelo bem-estar de quem vem aos meus eventos, tenho que garantir que as coisas estão ok, bem planeadas, arranjadas, sem problemas, sem distúrbios e sem incidentes.
Tenho que garantir que só ata/suspende/faz plays quem tem experiência. Não permito álcool nem substâncias recreativas dentro do espaço nem entra quem estiver em estado alterado. A responsabilidade é minha.
Se houver um incidente, serei eu que terei de ir às urgências, serei eu que chamarei polícia. E por isso, as regras da casa são minhas.
A responsabilidade que tenho é para o bem de todos, e todos os que confiam em mim.
E vocês zelam em quem confiam em vocês? Ou organizam eventos pela fama e numa expectativa de isenção de responsabilidades?

Plays
“Porque me pediram X!”
Garantidamente que este discurso é uma falácia!
A responsabilidade é vossa! Não importa se o sub ou Dom(me) pediu algo que pode ser negativo, a responsabilidade é vossa e o pedido não retira responsabilidades a nenhuma das partes.
Se alguém vos pedir para atirar da ponte e partem o pescoço, a responsabilidade continua a existir e é vos atribuída.
É um discurso de irresponsáveis, que não querem ter a responsabilidade de algo mas querem fazer o algo. E aposto que, quando fazem plays é de mais intensa possível, pois é um pedido…

A comunidade
Bem sei que muitos dizem que não existe união na comunidade e NÃO existe, pois existe grupos com interesses pessoais a atuarem com intuito próprio e com determinado objetivo.
Enquanto indivíduo esta comunidade, gosto de saber que as pessoas estão informadas, têm acesso à informação e informação que tenha alguma credibilidade.
Porque uma pessoa informada, tem menos probabilidade de cair em mãos de pessoas mal intencionadas e tem ferramentas para pensar, escolher e dizer que não.
Mas nem todos assim pensam… olhem há vossa volta e pensem bem em quantas pessoas conhecem que gostam de deturpar, alterar informação só porque dá-lhes jeito?
Para muitos, uma pessoa na ignorância é uma benção pois pode iludir, enganar e ‘moldar’ aos seus ‘ideais’.
Essas pessoas com más intenções têm responsabilidade nos danos, traumas e mágoa que causam nos outros. Infelizmente, não são muitas as vezes que essa pessoas admitem os danos que causam nem têm ‘accountability’.
Quem sofreu, também tem responsabilidades… responsabilidade em reconhecer os erros, no facto de ter-se deixado levar por outrem, tem responsabilidade em ajudar os outros.
Temos responsabilidade para com o próximo e com quem se cruza connosco.

Nada disto é fácil.
Na verdade é tremendamente difícil. Muito difícil.
Custa mais do que se pensa e é mais difícil do que se imagina.
Eu só tenho conhecimento de parte desta reponsabilidade, em como é difícil manter eventos seguros, em ser uma boa parceira, ser boa amiga para com o próximo sem malícia e sem intenções.

E vocês?
Vocês zelam pelo bem estar dos vossos parceiros?
Cuidam dos vossos amigos? Orientam? Ajudam?
Mas ajudam sem interesse… Não é ajudar para receber títulos ou roles, AJUDAR!