Somos uma sociedade e comunidade mediterrânea, de sangue quente e reagimos fugazmente. É demasiado comum, em diversos círculos, haver troca de informações pessoais de forma não-consensual.
É natural que dentro de amizades ou relações mais ‘fortes’ haja algum tipo de conversa que se enquadre no conceito de mexericos mas quando essas conversas saíem do âmbito pessoal e estritamente confidencial para algo público, torna-se mais perigoso.
Porquê?
Mesmo entre subs há uma tendência para falar sobre os Doms e ex-Doms, sendo que nem sempre o enquadramento relacional é referido, explicado ou entendido por terceiros e pode ser desvirtualizado e usado para outros “fins”, uma vez que há uma certa tendência para a rivalidade dentro de grupos de bdsmers e kinksters.
Além disso, ao partilhar informações sobre a sua relação está potencialmente a expor a privacidade e segurança entre os envolvidos. Não esquecer que cada relação é única e encaixa-se numa ‘box aka caixa’ construída por aquelas pessoas e quem estiver de fora só saberá uma ínfima percentagem do dia-a-dia dentro da relação.
Além disso, os mexericos são danosos para toda a comunidade, são um (mau) hábito de contaminar, expor, difamar, etc.
Como evitar mexericos mantendo a partilha de vivências e promovendo o vetting?
Mexericos não são saudáveis. Falar mal ou divulgar algo pessoal só porque sabemos X sobre uma determinada pessoa, só porque sim (mesmo num ambiente brincalhão e há quem o faça no nosso círculo de amizades), não faz com que seja algo positivo.
Partilhar experiências pessoais é positivo sim, mas só se for num contexto saudável, isento e sem entrar em detalhes que eventualmente coloquem as restantes pessoas envolvidas numa situação em que detalhes íntimos e pessoais sejam divulgados sem o consentimento.
É natural haver troca de ideias, mas como fazer para que não seja dita informação sensível…
Usar situações neutras, sem referir datas, outras pessoas ou nicknames, e muito menos sem divulgar nomes ou informações pessoais de terceiros… Caso seja relevante mencionar pessoas que estiveram envolvidas, pedir permissão para partilhar informação sensível que envolva os intervenientes.
Relatos pessoais ajudam outras pessoas que têm as mesmas dúvidas ou validam experiências de outras pessoas.
Quantas vezes não sabíamos se X acontecia a mais alguém e em conversa com outras pessoas, percebemo-nos que X é comum e tod@s têm a mesma dúvida?
É por isso que a partilha de experiências e conversar com outras pessoas, torna-se positivo e ajuda a dissipar questões.
Por outro lado temos o vetting…
O vetting é algo que pode ser benéfico e, caso haja pessoas interessadas em ter ‘plays’ ou iniciar uma relação com alguém, essa pessoa saber o feedback de antig@s parceir@s e ter uma ideia de como a play pode correr, se houve algum menos positivo ou do caráter da pessoa. O vetting vale o que vale e possivelmente irão encontrar opiniões distintas sobre a mesma pessoa. Como agir nesse caso? O vosso instinto muito provavelmente vos dirá que fazer.
No entanto, alguém fazer vetting sobre uma pessoa sobre o qual não teve nenhuma interação íntima e /ou Play, pode não ser considerado vetting e (geralmente) caí no âmbito do mexerico.
Como saber? Não sabem, mais uma vez o vosso instinto provavelmente vos dirá o que fazer.
Não se esqueçam que o vosso instinto, é um dos vossos maiores aliados! Ele existe para vos proteger e geralmente ele não vos ‘engana’.
Porque deve ser evitado o mexerico?
Mexericos causam danos na vida de outras pessoas, por norma são danosos e com intenção de prejudicar, ridicularizar e inferiorizar a outra pessoa ou um grupo de pessoas.
O venting, difere do mexerico na medida em que, o venting não tem por razão causar dano mas relatar uma experiência. Termos uma experiência menos agradável com alguém não faz daquela pessoa a pior pessoa do mundo, (dependendo da situação e se não houver quebra de consentimento grave ou abuso, obviamente).
Mas haver um relato frio em que houve uma situação que não foi do nosso agrado, pode ajudar outras pessoas a decidir, refletir de forma consciente e salutar se querem se envolver e ter plays com a pessoa X.
Tomar uma decisão de forma consciente sobre alguém e/ou decidir se há envolvimento com alguém com base no relato de outra pessoa, faz com que seja tomada uma decisão informada.
No entanto, algo que nunca se deve de fazer, contar a terceiros o nome pessoal, localização de moradas, trabalho, etc. a outras informações pessoais.
Caso queiram saber mais e outras opiniões sobre este assunto, aconselho a leitura do texto de LunaKM em Submissive Guide: https://submissiveguide.com/skills/articles/submissive-speech-11-topics-to-avoid-with-other-submissives